Minha vida em vinil

quarta-feira, novembro 26, 2003

The queen is dead - The Smiths - 12/10/86 - Vinil


Eis que surge o primeiro da minha lista de 10 mais.
Não quero exagerar muito no momento "Alta fidelidade", mas este disco quase mudou a minha vida.
Se eu não fosse tão quadrado e racional, certamente eu teria despirocado e encarado uma viagem à Argentina para ver esses caras tocarem. Eu eu só tinha 15!!!
Na verdade, essa é a única mágoa que tenho daquela que considero a melhor banda do mundo. Nem mesmo a separação deles me chateou tanto quanto o fato deles terem tocado na capital do argentinos e não aqui.

Bom, tenho que agradecer ao Mário Jorge por ter sido o responsável pelo meu primeiro contato com o disco.
Até então eu só conhecia os "Silvas" do clipe de "The boy with the thorn in his side". Me lembro que toda a turma zoava muito o jeito gay do Morrissey, principalmente quando ele juntava as mãos embaixo do queixo e ficava fazendo aquele canto meio yodel.
Até eu o achava meio bichola, mas a música me impedia de detestar a banda.
Finalmente eu havia encontrado uma razão lógica para combater a galera que dizia que Bono e o U2 eram o melhor do rock/pop.
Depois de Morrissey e Marr, ficou fácil ser do contra.

Falando um pouco mais do disco: ele não era o primeiro e nem o mais importante da banda, mas como trouxe as primeiras músicas que conheci, não dá para tirá-lo do primeiro lugar na minha preferência.
Além de "The boy...", a bolacha tinha "Bigmouth strikes again", "There is a light...", a própria "The queen is dead" e "Cemetry Gates", onde o Morrissey deixava claro que a sua preferência por Wilde passava por cima de qualquer outro escritor conhecido.
Este foi talvez o melhor presente de amigo secreto da minha vida. Posted by Hello

terça-feira, novembro 25, 2003

Vivendo e não aprendendo - Ira! - 12/10/86 - Vinil


Demorou quase um ano para que a minha coleção saísse da unidade.
Ainda bem que o segundo a chegar foi este clássico do rock paulista, ou melhor, paulistano. Nesta época o Edgar não usava mais a bandeira do estado de São Paulo bordada na jaqueta, mas certamente o som destes caras tem tudo a ver com a vida da Terra da Garoa.

Ganhei este vinil de presente de amigo secreto.
Naquela época eu ainda brincava disso. Infelizmente, hoje em dia eu só convivo com gente que não curte este tipo de confraternização e tenho que me contentar com minhas próprias compras.

Este é o segundo álbum do Ira!, exatamente aquele que veio para "estourar".
As aspas são merecidas pois, apesar de ter emplacado uma música na trilha sonora de uma novela da Globo ("Flores em você" na novela "O outro" - acho), o Ira! nunca conseguiu cair nas graças do grande público.
Acho que eles não chegam a ser cult, por que são conhecidos por um número razoável de pessoas, na sua maioria, fãs incondicionais.
Nessa época o Nasi ainda estava magrinho e o Edgar cultivava algum cabelo naquela cabeça genial.

O tal "Vivendo e não aprendendo" tem "Envelheço na cidade" que embalou todos os meus aniversários até o meio da faculdade; "Dias de luta" que levava a galera ao delírio nos shows; "Pobre Paulista" em versão ao vivo, e outras mais que ainda hoje me trazem boas lembranças.

Um detalhe interessante: a capa do disco com um desenho do Edgar imitando o pulo do Pete Towsend é antológica. Posted by Hello

segunda-feira, novembro 24, 2003

Revoluções por minuto - RPM - 28/10/85 - Vinil


Este foi o meu primeiro vinil, a pedra fundamental, praticamente o Highlander.
Na época eu nem sabia o que era música e certamente este disquinho não ajudou.
Foi um presente de aniversário de uma colega de trabalho da minha mãe. Acho que ela pensou que este deveria ser o tipo de som que um moleque de 14 anos gostaria de ouvir. Mal sabia ela que eu já havia sido contaminado pelos Smiths.

Mesmo que não seja nenhuma pérola do cancioneiro brazuca, o disquinho da capa amarela tinha algumas boas canções.
Cantei muito "Olhar 43" e "Revoluções por minuto", mesmo achando o vocal do Paulo Ricardo um tanto quanto forçado.

Valeu como inauguração. Ainda bem que eu melhorei bem depois desse Posted by Hello

Razão

A idéia deste meu novo blog é contar um pouco das estórias que estão por trás de cada item da minha não tão vasta coleção musical.
Quis fazer isso por que me lembrei de algumas coisas engraçadas e/ou trágicas que rolaram nos momentos em que acrescentava mais um CD, vinil ou cassette para meu acervo.
Acho também que durante a brincadeira vai ser possível entender um pouco mais da minha personalidade através do meu gosto musical.

Vamos ver no que dá!!


 
Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia