Minha vida em vinil

sexta-feira, agosto 20, 2004

Intervalo

Mais uma vez vou conseguir me livrar do pelourinho do trabalho e sair zanzando pelas estradas no país.
Ainda não tenho "bala" para dar a volta ao mundo - ainda - e também não dá para passar uma semana torrando no verão europeu.
Como também não tenho como fazer a Trilha Inca e conhecer Macchu Picchu antes que afunde, tenho que me contentar com o tradicional passeio de carro.

Se bem que desta vez será "o" passeio: serão aproximadamente 5500km rumo norte, destino final Lençóis na Chapada Diamantina. Até chegar lá passarei por diversos lugares legais e trarei mais um caminhão de estórias para contar.
Na volta conto algumas delas.

Até mais ver!

terça-feira, agosto 17, 2004

Vida bandida - Lobão - 31/10/87 - Vinil


Posted by Hello


Pouco me lembro do Lobão dessa época.
Acho que ele tinha acabado de sair da prisão e a gravação desse álbum acabou servindo como uma catarse, uma eliminação dos "bichos".

Apesar de nunca ter gostado da voz e muito menos da verborragia dele (tudo sempre me pareceu forçado e apelativo), músicas como "Rádio blá", "Vida louca vida" e "Vida bandida" tinham o seu valor.
Era divertido vê-lo falar de drogas em uma época onde o controle e a censura ainda dominavam o cenário.
Acho que ele nem se preocupava muito com quem ouviria os berros, o importante era berrar e bem alto.

Fica a lembrança de um cara que desde sempre gostou de falar alto e para todos.
Não sei se adiantou alguma coisa para alguém, mas talvez tenha sido bom para ele.

quarta-feira, agosto 11, 2004

Gods own medicine - The Mission - 30/10/87 - Vinil


Posted by Hello

A minha maior curiosidade a respeito do Mission dessa época era saber de onde diabos eles tinham tirado um nome tão popular no Brasil para dar título a uma das canções de maior sucesso deles.
Que papel teria tido essa tal de Severina para que o Wayne Hussey quisesse escrever uma música sobre ela?
Será que aquele monte de grito remete a algum tipo de experiência sexual inesquecível com que uma suposta nordestina haveria presenteado a esses ingleses?

Divagações escrotas à parte, boa parte desse álbum marcou muito os últimos anos pré-universidade. Eu ainda estudava no Albino Cesar e o máximo de extravagância que me permitia era ir com os amigos às gravações do Perdidos na noite no extinto Teatro Zaccaro.
Ir sozinho ao show do Mission no Projeto SP era aventura demais para a minha cabecinha nerd.
O detalhe engraçado é que o Hussey interrompeu o show logo no começo por que estava com um problema na garganta. Os organizadores entregaram novos ingressos e alguns dias depois voltei ao Projeto SP com mais dois amigos para curtir "Severina", "Bridges burning" e "Garden of delight".

Todas essas músicas estavam neste álbum, o primeiro deles.
Tanto o Hussey quanto o baixista, cujo nome eu não me recordo, haviam saído brigados do Sisters of Mercy. Acho que montar uma banda mais "pop" foi a vingança contra os chiliques do Andrew Eldritch.
Apesar de achar o Sisters muito mais cool, o Mission me fez passar bons momentos durante a adolescência.
Pena que as meninas ainda eram uma coisa distante para mim, mas isso é assunto para outro blog.

terça-feira, agosto 03, 2004

Electric - The Cult - 14/09/87 - Vinil


Posted by Hello

Naquela época eu ainda achava que o Cult era o máximo em psicodelia e rock gótico.
Hoje eu sinto que não tive tanta culpa no cartório já que o meu nível de informação e de interesse pelo que aconteciam no mundo não poderia ter rendido resultados diferentes.

Não sei de onde o Astbury e o Duffy tirarm aquele visual laquê-metal, aquelas guitarras pesadas e aquele vocal "esguelante". Era tudo diferente daquela banda meio indígena-meio espiritual dos álbuns anteriores.
Nada ali se parecia a "She sells santuary" ou "Rain". Parecia mais um Led Zeppelin na máquina do tempo.

Apesar dos pesares (e das xerox deslavadas de riffs), algumas músicas eram bem legais de ouvir. "Love removal machine" tinha uma introdução pesada e divertida de se ouvir no carro. Náo havia superfície "batucável" que resistisse àquela bateria simples mas marcante.
O clipe dessa música era impagável: o Astbury mergulhando do alto de uma parede de amplificadores e a banda "esmerilhando" um pouco atrás dele. O laquê do cabelo do Duffy deixava a lente da câmera meio embaçada e o baterista parecia o Wolverine.
Tudo muito exagerado, propositadamente "farofa".

Ainda assim eu gosto do disco. Afinal de contas, quem não tem "Love" se vira com "Electric".

domingo, agosto 01, 2004

O concreto já rachou - Plebe Rude - 01/09/87 - Vinil

Posted by Hello

Puta disco.Puta banda.Este sim é "o" disco da Plebe.
Os vocais sobrepostos de "Brasília", chamando um pelo outro, as guitarras rápidas de "Sexo e Karatê", a "detonação" na bateria do Gutje, enfim, tudo na Plebe era legal. Ao menos pra mim, já que a maioria dos meus amigos preferia a Legião ou o Capital. Era engraçado ser do contra.

Nunca consegui vê-los tocando. Nem mesmo agora que eles voltaram para lançar um disco ao vivo.
Na época em que eles estavam no auge eu não tinha como ir a shows. Não tinha grana, nem carro e nem companhia para esse tipo de evento. O máximo que fazíamos era ir ao cinema no Centro da cidade de ônibus. Coisa de moleque suburbano mesmo.

A Plebe era vista somente na TV. Não me lembro se eles foram como o Ira! e se recusaram a fazer palyback no Chacrinha. De qualquer forma, era legal vê-los em clipe ou tocando.

Nunca entendi por que eles se separaram.
Minto. Na verdade, pude entender alguma coisa depois que eles se juntaram para gravar um álbum ao vivo. Nessa hora pude ver que os quatro eram muito diferentes, de personalidades muito fortes e que a companhia um do outro só poderia dar nisso.
Talvez eles tivessem se dado melhor se tivessem chegado às vias de fato, como naquelas brigas de irmãos, sabe?
Mesmo os mais belicosos irmãos sempre voltam às boas depois que o sangue esfria.
Pena que não foi assim com a Plebe. Pena que cada um seguiu seu caminho. Pena que agora eu tenho que aturar esse povo dizendo que a Legião era a maior banda do Planalto Central.


 
Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia